RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA 

PARQUE NACIONAL HISTÓRICO MONTE PASCOAL.

Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal Primeira Unidade de Conservação criada em solo baiano (1961), o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal (PNHMP) foi criado com o objetivo de preservar o entorno do Monte Pascoal, marco histórico da chegada dos colonizadores portugueses no Brasil. Com mais de 22.000 hectares de vegetação de Floresta Ombrófila Densa (IBGE), possui em suas adjacências aldeias indígenas da etnia Pataxó, dentre elas a aldeia de Boca da Mata com aproximadamente 200 famílias. Parte significativa desta área indígena encontrava-se sob forte pressão antrópica, para uso agrícola ou para o uso comercial da madeira nativa para artesanato, sendo a única opção de renda capaz de garantir, em função do fluxo turístico, alguma autonomia econômica. O redirecionamento dessas comunidades para outras atividades econômicas não predatórias, através de modelos de produção que gerem outras formas de renda – como as florestas de produção – aliada a ações educação ambiental, serão fatores fundamentais para que a população indígena passe a valorizar a floresta em pé, no seu entorno.

Florestas de Produção na Terra Indígena Trata-se de um reflorestamento com espécies nativas de ocorrência regional em consórcio com espécies para produção de madeira, de frutíferas nativas, medicinais, da produção de mel, ou mesmo de produtos agrícolas. Foram implantados 50 hectares deste modelo de produção, priorizando áreas que sejam vizinhas ao parque do Monte Pascoal, que funcione como uma zona de amortecimento dos impactos que as atividades indígenas podem causar (fogo, extração de madeira, etc).

Atividades realizadas no PNHMP Até o momento foram concluídos os 53 hectares de áreas restauradas. As atividades de restauração florestal foram executadas pela COOPLANJÉ (Cooperativa de florestamento e reflorestamento da aldeia Pataxó de Boca da Mata) nas imediações das coordenadas geográficas: LATITUDE: 16°52’20.81″; LONGITUDE: 39°15’23.82″, inseridas no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Foram plantadas 37.275 mudas de 26 espécies diferentes, todas nativas da Mata Atlântica, produzidas no viveiro da COOPLANJÉ em Boca da Mata. Após 3 manutenções dessas áreas, hoje se encontra em andamento a 4º manutenção realizada Pela Ciclos de Sustentabilidade, que atua em parceria com o Natureza Bela e a COOPLANJÉ, através do projeto RECONECTANDO FLORESTAS (Corredor Monte Pascoal – Descobrimento), apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Brasileiro de biodiversidade (FUNBIO).

Projetos Relacionados

Faça parte da transformação

Colabore e participe do projeto que é um grande exemplo para o mundo.