Search

Projeto Reconectando Florestas – Meta I

(MAPES - CORREDOR ECOLÓGICO MONTE PASCOAL-PAU BRASIL)

(Período de execução: Janeiro de 2022 à dezembro de 2023)

Apoio

O projeto “Reconectando Florestas (MAPES – Corredor Ecológico Monte Pascoal – Pau Brasil)” é uma iniciativa do Grupo Ambientalista Natureza Bela 1 , que visam ampliar a escala da conectividade florestal e fortalecer a cadeia de restauração ecológica no Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia (Mapes). Tendo como referência geográfica os Parques Nacionais Histórico do Monte Pascoal e Pau-Brasil.
Ele está sendo executados no âmbito do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, que é uma realização do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU), com apoio financeiro do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
De forma geral, as metas (I e II) de restauração ecológica deste projeto estão previstas para ocorrer no prazo de 24 meses, são elas:
META I:
  • Concentrar na restauração no Corredor Ecológico Monte Pascoal x Pau Brasil no Mapes. Objetivo de restaurar 410 hectares adotando diferentes técnicas, distribuídos em Unidades de Conservação (73 ha), Terras Indígenas (20 ha) e áreas particulares (319 ha). Especialmente, nas Áreas do Parque Nacional do Pau Brasil, Aldeias Pataxó integrantes do Território Indígena de Barra Velha (aldeias Cassiana, Boca da Mata e Meio da Mata), propriedades rurais e RPPNs localizadas no interstício entre o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e do Pau Brasil, propriedade rural inserida na APA estadual Caraíva/Trancoso e RPPN localizadas nos municípios de Guaratinga, Eunápolis e Itabela.

Galeria

Projetos Relacionados

Faça parte da transformação

Colabore e participe do projeto que é um grande exemplo para o mundo.