Search

Projeto de Reposição Florestal do LT 500 KV SAPEAÇU

POÇÕES III C1 E SUBESTAÇÕES ASSOCIADAS

O Grupo Ambiental Natureza Bela em parceria com a empresa Dossel Ambiental realizaram a restauração florestal através do plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em 13 hectares em área inserida no Parque Nacional do Pau Brasil, objeto do Projeto de Reposição Florestal do LT 500 KV SAPEAÇU – POÇÕES III C1 E SUBESTAÇÕES ASSOCIADAS.
As ações foram realizadas no período entre 16 de julho a 17 de setembro de 2021. Sendo executadas as seguintes operações:
(I) Marcação de polígono; (II) Roçagem; (III) Gradagem pesada; (IV) Aplicação do calcário; (V) Gradagem de incorporação calcário; (VI) Abertura de sulcos de plantio; (VII) Retirada de espécies; (VIII) Plantio de mudas.
Para combinação das espécies de diferentes comportamentos (pioneiras, secundárias e/ou climácicas) ou de diferentes grupos ecológicos, o Grupo Ambiental Natureza Bela usa como metodologia de campo a introdução de linhas alternadas. Para a implantação essas linhas são divididas em dois grupos funcionais: grupo de preenchimento (Pioneiras) e grupo de diversidade (secundárias tardias e/ou climácicas).
O plantio do grupo ecológico (preenchimento) foi iniciado em 09/07/2021 e finalizado em 23/07/21. Ao total foram plantadas 14.471 mudas distribuídas em 16 espécies de 08 famílias botânicas. O plantio do grupo ecológico (diversidade) foi iniciado em 06/09/2021 e finalizado em 17/09/21. Ao total foram plantadas 5.438 mudas distribuídas em 23 espécies de 11 famílias botânicas.
Hoje o desenvolvimento desta área está sendo monitorado, se encontra com aparência de um sub-bosque, com árvores com altura de 3 A 5 metros. Houveram pouquíssimas perdas de mudas nativas. Já podemos perceber pegadas de Anta nesta área, o que evidencia o retorno gradual da fauna.

Galeria

Projetos Relacionados

Faça parte da transformação

Colabore e participe do projeto que é um grande exemplo para o mundo.