NO CLIMA DAS FLORESTAS

INÍCIO- 2020 TÉRMINO - 2022

Nestlé/Mucilom

Apoio

O Projeto “NO CLIMA DAS FLORESTAS” é fruto da parceria institucionalque entre as rganizações socioambientais Grupo Ambiental Natureza Bela (como donatária) e OneTreePlanted® (doadora) que apoiou financeiramente a produção de 350 mil mudas de espécies florestais e respectivo plantio em áreas públicas presentes no Parque Nacional Pau Brasil e Terras Indígenas inseridas no Município de Porto Seguro e terras privadas presentes nos Municípios de Eunápolis, Mederiros Neto e Caravelas (Bahia/Brasil), como medida de Adaptação do Cima baseada em Ecossistemas – AbE.
A expectativa é que as ações de restauração florestal em áreas degradadas contribuam para a redução da vulnerabilidade climática regional, propiciando integração e conexão do território atravésda formação de corredores ecológicos de biodiversidade, a mitigação dos efeitos deletérios das mudanças climáticas em curso através da fixação do carbono em novas florestas, além de influenciar na produção e qualidade das águas, beneficiando comunidades, quer seja na melhoria na qualidade de vida como na geração de novas frentes de trabal sustentável e permanente por meio do plantio de mudas nativas.

As mudas foram produzidas em viveiros próprios do Grupo Ambiental Natureza Bela, através de sementes coletadas em matrizes e/ou por meio da aquisição de fornecedores (previamente identificados), sendo levadas a campo para efetivo plantio adotando diretrizes do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Parte das mudas plantadas adveio do viveiro da Cooperativa de da Aldeia Indígena Pataxóde Boca da Mata (COOPLANJE), parceria do Grupo Natureza Bela com as comunidades indígenas locais, estas distribuídas nas áreas restauradas através de Sistemas Agroflorestais (SAFs), de Boca da Mata (50 ha) e Meio da Mata (15 ha), conforme preconizado no Projeto.

As áreas indicadas neste Projeto estão inclusas na proposta de conectividade florestal do Corredor Ecológico da Costa do Descobrimento, componente do Corredor Central da Mata Atlântica, na região do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia,fazendo parte do atual mapa de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e integra as redes ecológicas e programas de corredores dos países da América do Sul. As 350milmudasproduzidaspormeiodestaparceriaforamplantadas aproximadamente 200 (duzentos) hectares, distribuídos em áreas públicas presentes no Parque Nacional Pau Brasil (67 ha) e Terras Indígenas (70 ha) inseridas no Município de Porto Seguro e terras privadas (60 ha) presentes nos Municípios de Eunápolis, Medeiros Neto e Caravelas (Bahia/Brasil).

IMPACTOS GERADOS



O Projeto NO CLIMA DAS FLORESTAS promoveu o plantio de 350 mil mudas, convertendo 200 hectares de áreas degradadas em florestas com o apoio de uma rede de parcerias que o Grupo Ambiental Natureza Bela participa e preserva!

Graças a esta rede de parceiros e projetos, conseguimos assegurar as ações de manutenção e monitoramento necessárias ao desenvolvimento as mudas para uma floresta dinâmica , e saudável.

Foram plantados 65 hectares de agroflorestas que contibuiu com com as famílias residentes nas aldeias indígenas da etnia Pataxó de Boca da Mata e Meio da Mata, por meio da oferta de alimentos, assegurando soberania alimentar não apenas as suas famílias mas também para suas comunidades, além de minimizar o impacto negativo da derrubada de madeira nativa oriunda do Parque Nacional do Monte Pascoal, por meio da geração de fontes de trabalho e renda sustentáveis para estas comunidades.

Os impactos positivos gerados perpassam os aspectos socioeconômicos, com valorização de seus saberes e cultura, paridade de gênero nas ações e decisões, fortalecimento institucional (associações comunitárias, etc). As dificuldades vividas por estas comunidades rurais e seus esforços para minimiza-las em ações sustentáveis, são belos exemplos aprendidos que merecem ser compartilhadas.

Os recursos financeiros investidos neste Projeto apoiaram, ainda que indiretamente, diversos outros profissionais como coletores e vendedores de sementes, fabricantes de tubetes para mudas, comerciantes de insumos agrícolas, trabalhadores rurais, motoristas, tratoristas entre outros, fortalecendo de sobremaneira a cadeia regional de restauração florestal.

Vídeo

Projetos Relacionados

Faça parte da transformação

Colabore e participe do projeto que é um grande exemplo para o mundo.